sexta-feira, 19 de julho de 2013




O ATENDIMENTO CLÍNICO COM CRIANÇAS


Jucimara Gonçalves Bernardo


A Gestalt-terapia é uma modalidade terapêutica, que dentre outros objetivos, busca devolver ao homem a capacidade de se autogerir e buscar novas diretrizes para sua vida (MACHADO; LIMA; FERREIRA, 2011).
 Neste ínterim,  em se tratando do atendimento clínico infantil, o objetivo da terapia permanece o mesmo,  mas exige do terapeuta uma forma singular e diferenciada de fazer o atendimento.  Para isso, dentro das diversas ramificações da Psicologia existe a ludoterapia.


O QUE É LUDOTERAPIA?


A ludoterapia é uma "[...] terapia destinada a crianças e que usa o brincar como forma de ajudar os mais pequenos a resolver situações ou dificuldades" sejam elas de origem emocional, cognitiva, social, psicomotora, etc. (HOMEM, 2009, p. 21).
 De acordo com Winnicott (1975), ao brincar, a criança avança rumo ao seu desígnio mais nobre, que é o de evoluir psiquicamente, construir e estruturar a sua personalidade, seu pensamento e integrar-se socialmente. É pois, no brincar que se desenvolvem os processos psíquicos que preparam o caminho da transição para um novo e mais elevado nível de desenvolvimento, a saber, a idade adulta.


  COMO FUNCIONA?


A sala de ludoterapia constitui-se como sendo um espaço provedor da criação e recriação, principalmente por permitir ao consulente, de forma segura "enfrentar os seus sentimentos de frustração, agressividade, medo, insegurança, confusão, entre tantos outros, aprendendo a controlá-los ou a abandoná-los, ao mesmo tempo que vai percebendo que é uma pessoa autônoma e com direito a sentir todas essas emoções" (HOMEM, 2009, p. 21-22).
A sessão de atendimento tem duração de 50 minutos.


  QUANDO PROCURAR ?


São vários os motivos que levam os pais a buscarem atendimento psicológico para seus filhos. Dentre os sintomas e queixas mais comuns estão:

*            Dificuldades de aprendizagem;
*            Enurese ou ecoprese diurna ou noturna;
*            Pesadelos, dificuldades para dormir;
*            Distúrbios alimentares, dentre outros.
*            Agressividade em casa e na escola;
*            Hiperatividade, atrasos no desenvolvimento motor (atrasos para falar, andar, etc.)
  

 COMO DEVO FAZER?


Para iniciar um processo de ludoterapia basta ligar para o psicólogo e marcar uma entrevista inicial, a qual, em nossos consultórios, é realizada com os pais e/ou responsável pela criança. Nessa entrevista você terá a chance de tirar suas dúvidas pessoalmente. O psicólogo fará uma avaliação acerca da necessidade ou não da criança fazer ludoterapia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário